30 de agosto de 2012

PESQUISA COM PARKINSONIANOS DA COLIBRI SERÁ APRESENTADA NO CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA DE NATAL-RN

         A Colibri recebeu  o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de GiancarloMoro e Alan Wagner Gabriel Filho,  formandos do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Americana, sob o título “ Reabilitação da Doença de Parkinson Idiopática:uso de jogos de Realidade Virtual”, sob orientação do Prof Carlos Eduardo Sforzin e co-orientação da Dra Roberta M Roiz. Segundo email dos autores, o trabalho será apresentado por eles no Congresso Internacional de Fisioterapia de natal-RN , agora em setembro. A pesuqisa foi realizada no primeiro semestre de 2012 nas dependências da Associação Brasil-Parkinson-Núcleo Piracicaba, com alguns parkinsonianos voluntários que colaboraram  para concretizar um objetivo importante da Colibri , que é  cooperar com novas pesquisas e conhecimentos sobre a  Doença de Parkinson.

Segundo o trabalho, “Com base nas manifestações motoras e cognitivas existentes na DPI, e também em relação às alterações de outras patologias neurológicas, tais como hemiplegia e disfunções cerebelares, estudos anteriores vem utilizando jogos de realidade virtual (RV) para reabilitação. Estes jogam visam treino dos distúrbios da marcha, do déficit de equilíbrio, da diminuição da coordenação motora, entre outras alterações que acabam interferindo nas Atividades de Vida Diária (AVD’s). Na busca por um tratamento alternativo foi proposto o uso do Nintendo Wii, com jogos de RV, já que, os resultados vêm sendo positivos com o uso do vídeo game. Este estudo também propõe uma maior interatividade do paciente e do terapeuta com a técnica de tratamento. Sendo assim, este trabalho tem o propósito de reabilitar indivíduos portadores da DPI, através do vídeo game, Nintendo Wii e seus equipamentos. Após a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), foram avaliados através de uma Triagem de Parkinson, da Escala de Hoehn & Yahr (H&Y) Modificada, Mini Exame do Estado Mental (MEEM), Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage – Versão Reduzida (gds-15), Escala de Equilíbrio de Berg (EEB), Escala de Schwab e England. A reabilitação foi realizada em 14 sessões, duas vezes por semana, com uso do equipamento Nintendo Wii. Com base nos resultados obtidos, percebemos uma melhora do equilíbrio através da avaliação pela escala de equilíbrio de Berg (pré-tratamento, valor de 46.4 pontos e pós-tratamento, valor de 48.8 pontos). Observamos também melhora cognitiva pela MEEM (pré-tratamento valor de 28.4 e pós no valor de 29.1 pontos). Neste estudo procuramos verificar a eficácia do console Nintendo Wii como forma lúdica, para reabilitar indivíduos parkinsonianos. Conclusão: Com base no presente estudo ficou confirmada a eficácia de jogos de RV, mesmo que estes jogos sejam de forma lúdica, como tratamento fisioterapêutico.”
 
Transcrevemos abaixo os agradecimentos dos autores: “ Agradecemos a todos da Associação Brasil-Parkinson-Núcleo Piracicaba(Colibri), principalmente aos pacientes , por colaborarem com a nossa pesquisa e por nos receberem de braços abertos, dispostos a ajudar sempre no que foi preciso”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário